O Banco Central lançou no dia 24/01/2022 o Sistema Valores à Receber (SVR), uma ferramenta que permite a população checar se possui algum dinheiro esquecido em alguma das instituições financeiras do país. Empresas também podem acessar a ferramenta.
Os valores esquecidos que constam nas instituições financeiras, podem ser resultados de:
- Contas-correntes ou poupanças encerradas, que possuem saldos;
- Tarifas cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista pelo Banco com o Banco Central;
- Cotas de capital e rateios de sobras de participantes e beneficiários de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de consórcios encerrados.
Para realizar a consulta dos valores, o acesso é via site do Banco Central, no ambiente Minha Vida Financeira.
Se houver valores quando realizada a consulta, o usuário deve acessar o ambiente Registrato, também no site do Banco Central, e poderá solicitar o resgate da quantia de duas maneiras:
1) Via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato, onde será informada a conta corrente a ser creditado a quantia;
2) TED, DOC ou presencialmente, no qual o beneficiário informará seus dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência será informado pela instituição financeira.
Toda a consulta e resgate dos valores é conduzido pelo Banco Central, mas para dúvidas, o Banco do Brasil fornecerá o atendimento via telefone no número (0800 729 0098) ou por Whatsapp, pelo número (61 4004 0001).
Com a divulgação da ferramenta no dia 24/01/2021, vários usuários realizaram a consulta do serviço online, e com isso gerou uma sobrecarga de acessos à ferramenta, ficando o site fora do ar.
Na quinta-feira 25/01/2021, o Banco Central divulgou que suspendeu a utilização da ferramenta por conta da sobrecarga. No comunicado, o Banco Central informou que está trabalhando para que o site volte a sua normalidade, com o retorno do SVR.
A criação da ferramenta é uma clara demonstração de atenção por parte do Banco Central ao fomento da economia brasileira.
“Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores” via nota, pelo BC.
O Banco Central estima ter ao menos R$ 8 bilhões depositados em instituições financeiras que precisam ser devolvidos às pessoas físicas ou jurídicas.
Já pensou possuir um dinheiro esquecido e que agora será devolvido? Não deixe de consultar!
Gostou deste post? Siga a VBR nas redes sociais!
Equipe: Tax & Labor