A arrecadação de tributos no Brasil bate terceiro recorde consecutivo! Segundo dados da ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) “Impostômetro”, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos desde o início de 2022. O alto valor se dá em razão da quantidade de tributos arrecadados atualmente, ao todo são 92 tributos, entre impostos, taxas e contribuções. 

No primeiro trimestre, o recolhimento de tributos teve alta real de 11,08% se comparado com o mesmo período do ano passado e descontada a inflação. Segundo a Receita Federal, este é o melhor desempenho arrecadatório da série histórica, desde 1995.

No último ano o total de tributos arrecadados totalizou R$ 1.8 trilhões, sendo 51% utilizado para pagamento de refinanciamento de dívida interna do país, 26% serviço da dívida interna, 11% outras transferências, 6% encargos especiais, 4% outros e 2% transferência para a educação básica.

Mas e o retorno para a população?

Segundo o levantamento feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) o Brasil possui uma carga tributária de 35,21% e IDH de 0,761, atualmente encontra-se em úlitmo lugar no ranking dos trinta países com pior retorno dos valores arrecadados para os serviços de qualidade que venham a gerar bem-estar à população.

Este ranking é medido a partir de dados obtidos junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e o Índice de desenvolvimento Humano (IDH), que mede o grau de desenvolvimento em relação a educação, saúde e renda, em determinada região.

Equipe Tax/Labor