Business Process Outsourcing (BPO) é a prática da terceirização serviços especializados onde o cliente contrata o prestador de serviço para desempenhar funções que não fazem parte do “core business” da empresa.
O principal objetivo de um BPO é permitir que as empresas foquem suas energias em atividades estratégicas, táticas e mesmo operacionais, mas que sejam parte do seu “core businees”, enquanto as atividades não consideradas “core” são administradas por profissionais especialistas e qualificados, gerando economia e eficácia para estes processos.
Através da contratação do BPO, além do aumento do conhecimento específico nas áreas contratadas, os processos e atividades terceirizados passam a ser geridos por um contrato de entrega que garante a execução com qualidade e no prazo contratado (SLA’s), possibilitando para a gestão da empresa tomar decisões baseada em informações de qualidade e principalmente no prazo, aumentando a assertividade desta decisão.
Segundo os dados levantados pela ABRAPSA (Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo que reúne empresas no segmento de Business Process Outsourcing – BPO), referentes ao período de 2010 a 2021, estes demonstram o comportamento do setor de BPO indicando uma taxa de crescimento do emprego no ramo que marcou 149%, um ritmo 11 vezes superior ao do total do crescimento da economia, que registrou 13% no mesmo período.
Alguns outros dados interessantes que demonstram o crescimento pela demanda em contratação deste tipo de serviço e que vale a pena destacar são; o aumento do número de pessoal ocupado no ramo de BPO entre 2010 e 2021 passou de 438 mil para cerca de um milhão, um crescimento da ordem de 150%, também é impressionante o crescimento do número de estabelecimentos, com um aumento de 55% no período, passando de 20 mil estabelecimentos para cerca de 31 mil.
O uso da tecnologia também tem um impacto significativo no setor, particularmente nas atividades voltadas para a contabilidade e a área tributária fiscal, permitindo que as empresas automatizem mais processos burocráticos e repetitivos, o surgimento de empresas de tecnologia com soluções nesta área também tem sido grande.
Segundo a Abrapsa, a demanda por serviços de BPO continuará aumentando no Brasil devido a uma série de fatores, entre eles, constantes mudanças regulatórias no Brasil; e a necessidade de visibilidade detalhada de informações econômicas e financeiras confiáveis por parte dos gestores, que precisam de indicadores confiáveis para tomadas de decisão mais estratégicas.
A VBR Brasil é associada à Praxity Global Alliance, nossa equipe possui um conjunto completo de competências, desenvolvidas por meio de experiências sólidas em diversos setores, incluindo o de BPO onde oferecemos para nossos clientes, redução de custos, processos eficientes, equipe altamente qualificada e atualizada.
Nosso time contábil tem conhecimento das normas contábeis (IFRS, BRGAAP, USGAAP) preparando as demonstrações financeiras de sua empresa com qualidade e no prazo acordado. Já nas rotinas fiscais atuamos com conformidade com a legislação tributária brasileira, entregando todas as obrigações, principais e assessórias em dia dentro do complexo ambiente tributário brasileiro. O processamento das atividades do departamento pessoal está atualizado com as mudanças trabalhista, previdenciária e fiscal suportando nossos clientes com o processamento da folha de pagamento e benefícios de seus colaboradores e finalmente o BPO financeiro, onde suportamos nossos clientes nas operações de contas a pagar e contas a receber contribuindo para uma melhor estratégia de gestão de fluxo de caixa mantendo suas contas conciliadas e atualizadas diariamente.
Conte conosco! Podemos ajudar a sua empresa a alcançar novos patamares.