Segundo o Valor Econômico, um recente estudo promovido pela Cisco, reuniu 2.800 profissionais em 13 países para avaliar os retornos positivos sobre os investimentos em privacidade e proteção de dados pessoais.

Conforme o levantamento, 70% das empresas afirmaram receber benefícios comerciais relevantes atrelados aos investimentos promovidos em privacidade e proteção de dados pessoais.

Dentre os benefícios descritos pelas empresas que participaram do estudo estão:

  •   (i)  a redução de atrasos nas vendas, em 67%;
  •  (ii)  a mitigação de perdas decorrentes de violação a dados pessoais, em 71%;
  •  (iii) o incremento na agilidade e inovação, em 71%;
  •  (iv) o incremento na fidelização e confiança por parte dos clientes, em 74%;
  •  (v)  o incremento na atração de investimentos, em 73%; e
  •  (vi) o incremento na eficiência operacional de controles de dados pessoais, em 72%.

Conforme demonstrado no estudo, em relação ao ROI (Return on Investment) – uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido em relação ao custo incorrido -,  na média global, para cada US$ 1 investido por empresas em privacidade e proteção de dados pessoais, o retorno do investimento é de US$ 2,70. Há variações com relação a esse valor dependendo do país, sendo que, no Brasil, um – um dos países com ROI em privacidade mais relevante -, o coeficiente é de 3,3 vezes o valor investido.

De acordo com as respostas das empresas entrevistadas, a maioria avalia que o ROI equivale ou ultrapassa o valor dos investimentos, sendo que mais de 40% dessas empresas reconhecem que os benefícios comerciais decorrentes dos investimentos em privacidade e proteção de dados pessoais equivalem a pelo menos o dobro de seus custos.

O estudo demonstra ainda que empresas cujos programas de privacidade e proteção de dados pessoais sejam mais maduros possuem um ROI ainda maior, de US$ 3,10, em comparação aos programas menos sofisticados, de US$ 2,30.

Recentemente, o Relatório de Governança de Privacidade da IAPP-EY de 2021 apontou que os orçamentos de privacidade e proteção de dados pessoais nas empresas, aumentaram de forma significativa a partir de 2020, com orçamento médio no valor de US$ 350.000.

 O processo de conformidade à LGPD traz inúmeros desafios e demonstra a relevância de se analisar sobre como são tratados os dados pessoais.